quinta-feira, 12 de junho de 2008

A ética cristã e as relações humanas

Comumente encontram-se, no contexto social, fatos que põem em questão a ética. Aplicar as relações humanas nesse tema complexo requer uma delicada e profunda análise. Julgar determinado fato ou pessoa por um restrito viés, mesmo que esse fato ou pessoa esteja aparentemente “fora de ética”, torna-se um ato isento da própria essência de julgamento: a ética. O conglomerado de indivíduos, que formam uma sociedade, vivencia práticas e atitudes alicerçadas em tradições, costumes e estilo de vida que caracterizam, para esse determinado grupo em maiores ou menores proporções, o que está ou não eticamente correto.

É de se considerar que a ética é estritamente relevante para a devida ordem e desenvolvimento do grupo de indivíduos, ou seja, a própria sociedade. Ao passar dos anos, as subdivisões dos grupos como a família, os responsáveis pelo ensino, pela religião e outros, adquirem características que moldam aos demais subgrupos o que é ter e exercer a ética. Assim, os indivíduos absorvem essas características, que sofrem modificações principalmente por conta da globalização, e podem então discernir as atitudes éticas e não-éticas.

Em relação ao cristianismo, as atitudes humanas para serem éticas precisam ser, nada mais nada menos, do que humanas. Jesus Cristo cumpriu seu papel de cidadão de tal maneira que os religiosos e políticos da época que não gostavam dele, não encontravam abertura para 'processá-lo'.

Quando se cumpri o papel ético de cidadão, nas relações humanas, a ética cristã já está agregada. Em nenhum momento se tem referência de Cristo contrariando as 'normas éticas sociais'. As contrariações foram justamente com as religiosas. E, diga-se de passagem, que contrariações!

Viver eticamente não mata ninguém. As pessoas somente têm a ganhar. Ganhar com uma sociedade de indivíduos mais honestos, mais solidários, mais conscientes... a ética cristã começa com a ética nas relações humanas. Deus quer pessoas que sejam apenas pessoas, pessoas que saibam viver socialmente.. pessoas que desenvolvam o caráter de Cristo. 'Homens-deuses' há demais por esse mundo afora..e com certeza não é o que Deus planejou, pois Ele mesmo, sendo Deus, renunciou a divindade para ser humano. Um ser humano ético. O verdadeiro ser humano.

Nenhum comentário: